A importância da pasteurização...

26/11/2010 09:12

 Em 1864, o químico francês Louis Pasteur criou o processo que leva o seu nome , conhecido atualmente como pasteurização, usado para destruir microrganismos patogênicos em produtos comestíveis. Posteriormente estes produtos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.


Louis Pasteur (1822-1895), descobriu nos meados do século XIX que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60º C, por alguns minutos, evitava a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.

No final do século XIX, os alemães iniciaram a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto.

Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade dos produtos alimentícios.

Fonte Wikpédia

 

 

 

—————

Voltar