Consumo de leite em 2010 deve crescer mais de 7%

14/06/2010 07:43

Consumo de leite em 2010 deve crescer mais de 7%

O consumo de leite in natura, processado ou por meio de derivados, deve crescer mais que os 7% já previstos de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, de acordo com avaliação de Paulo do Carmo Martins, assessor da presidência da Itambé/Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR). "O leite responde muito bem ao aquecimento da economia e a (economia) do Brasil está perigosamente bombando, por isso acho que a demanda deva crescer mais de 7% este ano”, disse o executivo, que participou do 2º Workshop de Gado de Leite, promovido pela Ouro Fino Agronegócio.

No entanto, a alta na demanda não deve significar um crescimento no preço pago ao produtor no segundo semestre, já que a oferta também segue em alta. "Os preços no primeiro semestre até têm uma curva de alta, mas a queda já ocorre no mercado spot e deve se intensificar no segundo semestre”, avaliou Martins. Além do crescimento da produção, principalmente a partir deste mês, a pressão pela queda do preço do leite, de acordo com Martins, vem do varejo, das grandes redes e dos supermercados. "A gôndola reclama do preço e os supermercados dificultam muito as negociações e forçam cada vez mais a baixa”, afirmou o assessor da Itambé/CCPR.

Mesmo com a queda no preço no segundo semestre, a média do valor pago pelo leite e a alta na produção devem trazer mais receita ao setor, na avaliação de Martins. "A situação não é ruim para os pecuaristas, já que o custo de produção caiu 3,73% no último ano”, explicou.

Martins se negou a comentar as negociações da Itambé a outras quatro cooperativas - a Centroleite/GO, a Confepar/PR, a Cemil/MG e a Minas Leite/MG. A fusão criaria a maior cooperativa da América Latina, com uma captação estimada de 7 milhões de litros de leite por dia e um faturamento de R$ 4 bilhões por ano. "O processo segue firme, mas uma fusão como essa demora para ser consolidada”, disse.

************************************************************************************************* 

—————

Voltar